A TI falha em ter sucesso?

A série será baseada nas frameworks ITIL, COBIT, ISO/IEC 20000 e 27001.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O SEU VALOR

Pessoas, processos e tecnologia são os três pilares para a TI mostrar o seu valor ao fornecer serviços aos seus usuários, clientes e ao negócio. A falha em um dos três pode comprometer e gerar dúvidas quanto a integridade e confiabilidade da informação provida.

Quando um investimento em tecnologia para atender a necessidade de uma empresa é visto como um custo, significa que, no melhor dos cenários, que a TI está falhando em dos três pilares. A partir desse critério devemos trabalhar para corrigir as falhas e alinhar a TI ao negócio.

Para cada pilar é necessário uma abordagem especifica, pois quando trabalhamos de forma igual para cada, é indiferente o resultado adquirido, já que não foi dada a devida atenção.

É esperado que o profissional tenha entendimento que ele não é apenas um funcionário que está lá apenas para manter um serviço em funcionamento e sim que ele é parte da empresa, que a sua função é ajudar o negócio a ter êxito em seus objetivos. Essa motivação precisa crescer junto com o profissional, mas também deve ser incentivada por seu gestor.

Os processos precisam ser claramente estabelecidos, será esse pilar responsável por guiar o time para o objetivo em uma mesma sincronia. A transparência entre os processos irá garantir o alinhamento dos serviços com as necessidades da empresa, ajudando no desenvolvimento do negócio.

A tecnologia por sua vez irá ajudar a empresa a desenvolver suas atividades de forma segura e confiável. Ferramentas certas com os profissionais adequados geram o valor que é esperado e assim ajudam a fornecer serviços que devem atender ao negócio e criar oportunidades para superar suas metas.

Considerando que as empresas querem atingir seus objetivos com excelência, criando oportunidades de avançar no mercado, a TI tem o papel fundamental para isso e, portanto, é determinante que se torne um parceiro para apoiar os objetivos a se tornarem realidade. A partir dessa ótica a TI não está mais na abordagem de custo e sim como investimento rentável para o negócio, sendo esse o verdadeiro significado de valor para a TI dentro da organização.

fonte: PuraInfo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *