Por que comunicação interna deve ser uma preocupação de gestores?

A Comunicação Interna vem ganhando importância como uma área estratégica. Por isso, manter um diálogo efetivo com os funcionários está se tornando prioridade número #1 de Diretores e Gestores. Os líderes da sua empresa estão cientes disso?

A Comunicação Interna vem ganhando espaço dentro das empresas: tendo sua importância reconhecida e se posicionando como uma área facilitadora, estratégica e parceira do negócio.

O empoderamento da área de Comunicação Interna veio para ficar e está relacionado principalmente aos novos desafios que as empresas enfrentam para reter, motivar e engajar colaboradores, e criar um ótimo ambiente de trabalho.

Por esses e outros motivos, manter uma Comunicação Interna efetiva está se tornando prioridade número #1 de Diretores e Gestores, que desejam manter um diferencial forte para suas empresas em um mercado cada vez mais competitivo.

A Comunicação Interna e as 4 Zonas de Credibilidade

Para que a Comunicação Interna seja efetiva é necessário ter coerência entre o que é visto e ouvido dentro da empresa – o que se é dito, e o que de fato é praticado no dia a dia.

Essa coerência gera credibilidade para a organização, e impacta diretamente o negócio:

Entendendo as Zonas de Credibilidade e seus impactos

Quando ouvimos pouco e vemos pouco, a empresa está na chamada Zona de Limbo. Isto é, cada um conta sua própria versão da história, o que leva a um desalinhamento total entre colaboradores e empresa.

Quando ouvimos muito e vemos pouco, a empresa está na Zona Perdida. Neste ponto é onde há uma desconfiança enorme do que está sendo dito – e isso se espalha de maneira viral na empresa, muitas vezes prejudicando o clima, a motivação e a produtividade.

Quando vemos muito e ouvimos pouco já temos um avanço, e a empresa encontra-se na Zona Base. Aqui é onde os colaboradores vêem que as coisas estão acontecendo, e isso já demonstra que a empresa está indo para algum caminho.

Já quando ouvimos muito e vemos muito chegamos na Zona de Desempenho, onde há uma coerência entre o que é falado e o que é praticado. Os fluxos de comunicação fluem, as atividades são entregues, as metas batidas e os resultados alcançados. Tudo porque há alinhamento interno e integração entre as áreas e setores.

Como conquistar Credibilidade com a Comunicação Interna

Para chegar na Zona de Desempenho, onde há credibilidade máxima na empresa, a participação dos gestores é fundamental na Comunicação Interna, pois eles devem ser os primeiros a fomentar essa coerência.

Gestores que entendem o papel da comunicação na estratégia da empresa constroem comprometimento e engajamento, melhoram a performance de suas equipes, e tornam a gestão de mudanças um processo mais fácil, pois garantem o alinhamento e a confiança necessários para que a organização continue crescendo.

Líderes melhores para novos tempos

Com um cenário de mercado cada vez mais competitivo, líderes devem se reinventar constantemente para atender às expectativas de seus colegas e liderados – que mudaram muito na última década.

Hoje os liderados (principalmente de novas gerações) esperam que seus líderes sejam ótimos comunicadores, transparentes e abertos ao diálogo, que encorajem o feedback dentro da organização. E para corresponder de maneira efetiva, é preciso que os líderes entendam alguns comportamentos que ocorrem dentro da organização:

  • Os colaboradores querem saber o que está acontecendo em todas as áreas da empresa. Hoje em dia é importante para as pessoas conectarem a tarefa que estão executando no trabalho ao propósito e visão da organização. E o líder deve ser um porta-voz. Isso gera engajamento e comprometimento por parte do colaborador, aumentando a sua produtividade e, consequentemente, gerando mais valor para a organização.
  • Os liderados querem ouvir as informações da organização diretamente de alguém que eles interagem e confiam. E o líder deve estar preparado e alinhado com o que a organização comunica, para se tornar o ‘elo’ de credibilidade e coerência entre o que a empresa quer e o que seus colaboradores fazem.
  • Os liderados esperam poder dar feedback aos seus líderes (e isso é bom!). Atualmente os colaboradores querem participar ativamente das decisões e cabe ao líder proporcionar este canal direto de feedback e construção conjunta. Essa é uma forma muito poderosa de aumentar o engajamento dos colaboradores dentro da empresa, partindo da liderança para com sua equipe.

Além disso, para que os líderes se comuniquem de maneira efetiva é necessário entender o contexto que estamos vivendo nesta era área digital, onde a tecnologia atua a nosso favor.

Neste sentido, a interação pessoal sempre vai estar no centro de qualquer estratégia de comunicação, e as lideranças devem se apoiar na tecnologia para executar sua estratégia e aumentar o alcance do que precisa ser efetivamente comunicado.

As redes sociais corporativas, por exemplo, são ferramentas de comunicação que estão reformulando a forma de liderar, e empurrando os executivos para se envolverem mais de perto com seus colaboradores.

Hoje a expectativa dos colaboradores é poder fazer perguntas, comentar em tempo real, compartilhar o que estão pensando e esta é uma oportunidade grande para os líderes demonstrarem que escutam seus times. Por isso, é necessário que as lideranças entendem este novo contexto e se adaptem para aumentar sua efetividade de gestão.

É fato que os líderes que desenvolverem boas habilidade de comunicação terão uma vantagem enorme no engajamento e produtividade dos seus times.

Por isso, é muito importante que as lideranças busquem entender se a Comunicação Interna está funcionando, o que pode ser melhorado, como os liderados preferem receber as informações, e como a tecnologia pode ser uma aliada nessa missão, de tornar o diálogo interno claro, preciso e eficaz.

Cabe à liderança identificar possíveis desconexões, tirar os mal entendidos e gerar conexões verdadeiras entre a empresa e seus colaboradores!

Artigo escrito originalmente para o blog da Senior Sitemas, disponível aqui.

Fonte: LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *