Liderança: como manter sua equipe motivada!

Aquela ideia de liderança do chefe que dá ordens e fica sentado olhando os colaboradores obedecerem está ultrapassada. Saiba como motivar a sua equipe.

As expectativas que recaem sobre o papel do líder mudaram, aquela ideia de liderança do chefe que dá ordens e fica sentado olhando os colaboradores obedecerem está ultrapassada.

O líder de hoje tem que estar engajado em tudo que acontece ao seu redor e estar disposto a auxiliar todos que, por ventura, precisarem.

Um dos grandes desafios que os líderes enfrentam hoje é o de manter sua equipe motivada. Uma equipe precisa ser constantemente motivada para alcançar as metas de maneira rápida e produtiva.

Porém, um dos grandes erros de quem está em um cargo de liderança é pensar que apenas o valor do salário afeta a motivação de cada colaborador de sua equipe. A motivação é fundamental para um bom desempenho da equipe e ela pode ser o grande trunfo de uma empresa.

A importância da motivação

Pesquisas feitas pelos professores PhDs James Heskett, Eal Sasser e Leonard Schlesinger, da Havard Business School, apontam que a motivação pode afetar a produtividade de uma empresa.

Em seu trabalho, eles conseguiram mostrar que há um efeito espelho na relação entre os colaboradores e os clientes com a empresa. Na pesquisa foi mostrado que colaboradores motivados fazem com que os clientes aumentem sua satisfação e lealdade.

Em 2012, uma pesquisa feita pela Gallup, com 49 indústria em 34 países, mostrou que há uma relação entre o engajamento dos colaboradores e os resultados de desempenho organizacional.

Os dados mostravam que em empresas com maior engajamento, os clientes eram 10% mais satisfeitos, a rentabilidade era 22% maior, a produtividade era 21% maior e o absentismo era 37% menor.

7 dicas para motivar sua equipe

Escute:
Um diálogo aberto entre o líder e seus colaboradores faz com que o líder seja capaz de perceber quais os problemas enfrentados pela equipe e resolvê-los de maneira prática e que agrade a todos.

Forneça o que eles precisam:
Desde ferramentas de apoio até treinamento, forneça tudo que for necessário para que ele tenha um desempenho mais produtivo.

Descubra as competências pessoais:
Fazer testes de personalidade para descobrir em que área o profissional atua melhor promove uma melhoria tanto no âmbito do trabalho como no pessoal.

Ofereça um ambiente de trabalho agradável:
Colocar plantas no escritório ou mudar a cor da parede para tons mais alegres podem melhorar o ambiente e a atuação do colaborador.

Se preocupe com a saúde de seus profissionais:
Cargas de horários mais flexíveis e intervalos durante o expediente melhora a saúde dos funcionais. Um profissional saudável consegue realizar com mais afinco as atividades propostas.

Planeje com cuidado:
Veja se os objetivos traçados são possíveis de serem cumpridas e ofereça uma flexibilidade para a realização desses objetivos. Caso seja necessário, não tenha medo de mudar os planos impostos.

Recompense o bom desempenho:
Se seus colaboradores conseguiram cumprir as metas ou até ultrapassá-las recompense eles elogiando o bom trabalho ou promovendo um jantar de comemoração.

A motivação se tornou o carro chefe para um bom desempenho e maior produtividade da empresa e é dever do líder saber como motivar sua equipe.

Fonte: Menthes

Post Your Comment Here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *