Choque de gestão!

O Que é um choque de gestão?

Em momentos de crise, geralmente ficam evidentes as falhas e fragilidades de empresas em suas gestões, principalmente as PMEs. Nestes momentos, a melhor coisa a se fazer é implantar um choque de gestão.

É por meio dele que será possível fazer sua empresa mudar o patamar dos resultados, consertando os pequenos detalhes que foram ficando de lado.

Nesta fase, nosso objetivo é entender aonde a empresa quer chegar. Qual é o sonho da empresa e de sua equipe? Quando a empresa quer chegar lá? Junto a isto, precisamos analisar em que lugar a empresa está. Como estão os indicadores meta atualmente? Quão longe estamos?
Depois da definição do objetivo principal do negócio, é hora de desdobrá-lo. É nesta fase se inicia o desdobramento dos objetivos para cada área da empresa. Se a empresa tem como objetivo principal crescer seu faturamento em 10% em três anos? melhorar a qualidade do atendimento? expandir nossas operações? desdobra-se a meta de cada um para que isto aconteça. Para isto, utilizamos o Diagrama Direcionador e a Árvore de Indicadores.
Nesta fase, elabora-se o mapeamento dos processos atuais, Com esta informação, é possível entender em que processo cada recursos está alocado e qual a real necessidade deles.
Em muitas empresas, pelas mudanças que vão ocorrendo, é comum encontrarmos pessoas fazendo funções sobrepostas, gerando ineficiência. No próximo passo, analisa-se o processo criticamente em busca de simplificar a gestão e a tomada de decisão. Ao final, é possível responder algumas perguntas que os gestores sempre se fazem: Será que a empresa precisa de uma equipe maior? Será que há pessoas sobrando que poderiam ser realocadas em outras áreas? Será que há muitas reuniões em nossa rotina? As reuniões estão sendo produtivas? o Que precisamos mudar?
Nesta etapa defini-se o estado futuro da empresa, quais tecnologias são necessárias para suportar a operação, qual a força de trabalho e quais processos devem ser revisados. Desta forma, a estratégia desdobrada para que a empresa alcance os resultados desejados conforme o interesse inicia-se a implantação
A etapa de Gestão para Resultados inicia-se pela definição da nova rotina de gerenciamento das equipes, seguida pela elaboração do plano de ação para a implementar as mudanças. Neste momento é prescindível que a equipe/comissão revise toda a rotina dos gerentes e supervisores para que eles consigam garantir a implementação do plano de ação, chegando os resultados desejados conforme planejado.
Fonte: Guto Pedrosa e Fm2s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *