Conheça os ciclos da vida financeira do Investidor!

Aqui vai mais uma informação interessante para todos aqueles que querem ter uma “Educação Financeira” do seu tempo de Estudante até sua carreira profissional.

Os Ciclos da vida financeira do investidor está relacionado com a importância de cada origem de receita a cada fase da vida do investidor. À medida que tempo passa, as fontes de renda das pessoas mudam. Essa percepção é importante para programação de sua situação financeira futura.

O planejamento financeiro busca exatamente garantir, no mínimo, a manutenção do padrão de vida que o investidor conquistou durante seu período laboral.

Observe os ciclos da vida financeira do investidor e a importância da origem das receitas na figura abaixo:

ciclos-da-vida-financeira-do-investidor

1ª Ciclo

No início de sua vida financeira, a normalmente por volta dos 20 anos, o indivíduo tem   pouco ou nenhum patrimônio. Nesse período, grande parte da sua renda é oriunda do trabalho. Além disso, no início da carreira, geralmente, a renda ainda é baixa.

Assim, nesse 1º ciclo financeiro a capacidade de consumo do indivíduo é baixo e depende quase exclusivamente do salário.

Com o passar do tempo, a renda oriunda do trabalho tende a aumentar rapidamente, assim como a capacidade de reserva de recursos com objetivo de constituir patrimônio.

2ª Ciclo

No auge da carreira, entre 40 e 50 anos, a renda oriunda do trabalho é alta, assim como sua capacidade de poupança. Nesse ciclo a evolução do patrimônio é notável. Ainda assim, nessa fase a renda oriunda do trabalho tem maior importância do que a renda oriunda do patrimônio.

3ª Ciclo

Ao fim do período laboral, a partir dos 60 anos, a renda oriunda do trabalho tende a ser menor. O patrimônio acumulado, a esse ponto, já é significativo, e gera uma renda confortável. A partir dessa fase a renda gerada pelo patrimônio tende a superar a fonte laboral.

Esse é o resultado esperado de um planejamento financeiro bem sucedido:

Tranquilidade da segurança financeira por toda as fases da vida!

Fonte e  Todos os Direitos Reservados: Liberdade Para Investir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *